Marinus
Os marinus são um povo que habita as águas e ilhas do Mar das Dunas e do Mar Vermelho. Esse povo descende de uma tribo dascreana que se aliou aos roharis durante sua tentativa de conquistar Dascre. Após a derrotar dos invasores, os marinus foram exilados de sua terra. Sem ter para onde ir, a líder do povo, Marin, recorreu a seus antigos aliados nas Terras do Sol, mas estes, sem acreditar na força de seus aliados, negaram socorro, forçando Marin a buscar refúgio nas distantes ilhas do Mar das Dunas. Diante da inevitável extinção, Marin reuniu seus principais guerreiros e anunciou que a partir daquele momento a tribo passaria por grandes mudanças. A partir daquele dia todos seriam chamados de marinus, que significa “Filhos de Marin”, e com suas dezenas de navios se tornariam piratas e tomariam dos dascreanos e roharis tudo que lhes havia sido roubado. Através do comando de Marin, “A Lâmina Azul”, os marinus iniciaram um reino de terror no Mar das Dunas, atacando e pilhando pequenas comunidades litorâneas e navios sem escolta. Durante séculos a tribo cresceu e fez seu nome com incursões que iam dos pequenos portos da Diamantina até as grandes cidades no continente de Den. Entretanto, foi no reinado do rei Jafarin Darseni, que os marinus ficaram conhecidos por todo o mundo. O guerreiro, impressionado com as belas cidades que conhecera pelo mundo pediu a seus construtores que erguessem um castelo que navegasse pelos mares. Mesmo frente ao ambicioso pedido, os subordinados do monarca não se intimidaram e após quinze anos nascia o Kraken, uma gigantesca embarcação como uma cidade que seria a sede dos marinus. Jafarin, encantado com seu novo lar reuniu seus capitães e propôs que o sistema de sucessão mudasse, invés dos novos líderes serem escolhidos pelos anciões da tribo, os descendentes de Jafarin herdariam sua coroa, os guerreiros fiéis a seu rei e pensando que Jafarin fosse um deus, devido a seus incontáveis feitos, aceitaram a proposta e coroariam ele, seus filhos e netos, "Rei das Águas".
Através dos milênios, os marinus viveram momentos de grande poder, mas também de quase extinção. Entretanto, devido ao Kraken e a capacidade de adaptação desse povo, os marinus nunca foram totalmente derrotados. Embora, inicialmente, esse povo fosse formado em sua maioria por guerreiros e piratas, com a nova sede da tribo e o aumento das riquezas e influência da família Darseni, muitos marinus se tornaram comerciantes ou adotaram outras profissões, fora da área militar, além de terem surgido outras casas nobres que ajudavam os Darseni a administrarem o enorme reino. Por serem um povo que viaja pelo mundo, os marinus foram influenciados por incontáveis culturas tendo, por isso, uma gigantesca mistura de costumes e crenças. Além disso, os marinus possuem três línguas oficiais e uma dezena de dialetos entre todas as suas embarcações, facilitando acordos com outros povos, mas também o conhecimento das fraquezas de seus adversários. Uma das principais marcas dessa tribo são as diversas cores e tatuagens que desenham por seus corpos, muitas só podem ser feitas com a permissão do rei ou ao superar algum desafio. Os desenhos servem tanto para contar a história daquela pessoa, quanto para mostrar o nível social. A sucessão ao trono funciona da mesma forma desde Jafarin Darseni, com o primeiro filho, podendo ser homem ou mulher, ocupando o trono até sua morte.
Os marinus surgiram da ruína e do desespero, para causar o terror nos mares do mundo. Os Filhos de Marin levaram à frente a vontade de sua mãe, pilhando diversos povos e fazendo dos marinus uma das tribos mais ricas e poderosas do mundo. A partir do início do reinado dos Darseni, os marinus ganharam uma família que os lideraria e um brasão que os representaria. Seu emblema são duas serpentes marrons em volta de uma espada azul em fundo vermelho.