top of page

Zudis

        Os zudis são um povo seminômade que vive por toda a Terra do Sol. Seu nascimento remonta à Era dos Deuses quando Hanam, líder de uma tribo da região, decidiu que seu sucessor seria aquele que no espaço de um ano conquistasse o maior feito. Seus oito filhos e filhas, além de alguns outros guerreiros, partiram pelo continente em busca dessa glória. Transcorrido o tempo para a realização da tarefa, apenas seis voltaram e cada um contava uma história tão interessante quanto os outros para o líder. Hanam, então, decidiu que aqueles seis herdariam uma parte do poder da tribo e dividiu a terra e as pessoas igualmente entre os escolhidos, assim começou a tribo zudis, “várias partes”. Após a morte de Hanam cada chefe escolheu seu próprio caminho, alguns construíram cidades e viveram do comércio, outros se tornaram nômades, viajando pelo continente. Entretanto, mesmo separados, os clãs eram extremamente unidos. Todos os anos era realizada a cerimônia da água, onde os líderes se reuniam e discutiam seus problemas, caso um clã estivesse em guerra com alguma tribo, todas as outras famílias o ajudariam. Se alguém estivesse com problemas de comida ou dinheiro todos doavam parte do que tinham. A tradição zudis de dividir a tribo original em seis partes acabou fazendo com que as novas gerações de guerreiros também requisitassem esse direito, assim os seis ramos da família começaram a se subdividir em dezenas de outras tribos, todas agindo como quisessem, mas respeitando a harmonia que regia os zudis.
 

         Com o crescimento exponencial dos zudis e, a cada vez, mais complicada forma de administrar todos os clãs, as lideranças decidiram que deveria ser escolhido um rei. Assim todos os clãs se reuniram na principal cidade zudis e elegeram Akin Tar como seu monarca. O novo rei teria como função intermediar os conflitos entre as tribos e, em caso de guerra, liderar os exércitos zudis. Essa forma de governar durou centenas de anos, os clãs coexistiam e aceitavam as decisões do rei pacificamente. Entretanto, com a guerra entre os roharis e os sinfios, os vários clãs zudis tinham opiniões divergentes sobre quem apoiar e isso causou uma divisão na tribo. Ao fim da guerra, aqueles que apoiaram os roharis foram massacrados. O grande conflito acabou mostrando que os zudis dificilmente conseguiriam concordar em questões de grande relevância. Assim, os líderes dos clãs optaram por dividir definitivamente cada ramo da família, acabando com a figura do rei. Cada ramo da família agora administraria e cuidaria de seus interesses sem a interferência de outros clãs, mas os zudis jamais poderiam entrar em guerra com seus irmãos. Essa forma de governo durou pelos anos que se seguiram fazendo com que surgissem grandes e poderosos clãs zudis, mas também outros pequenos e inexpressivos.
 

        Os zudis possuem centenas de clãs espalhados por todo o continente, cada um com jeitos e costumes próprios, mas todos se identificam como o mesmo povo. A sucessão dos clãs ocorre com o primogênito do líder ocupando seu lugar após sua morte, pode ser homem ou mulher. Caso alguém decida abandonar o clã e fundar um novo, este deve provar seu valor realizando uma tarefa que impressione o líder do clã.

       Os zudis são uma das tribos mais unidas das Terras do Sol, embora uma das mais divididas. Sua força vem da idéia de uma unidade inquebrável que faz com que sejam grandes aliados e perigosos inimigos.

bottom of page