top of page

Era das Quatro Cidades

   Os responsáveis por mudarem Dascre e darem início a Era das Quatro Cidades era um povo conhecido como elementares, que viviam nas Terras do Sol. Após a fracassada invasão a Dascre pelos roharis, seu reino começou um longo processo de decadência, com outro povo iniciando uma grande revolta para dominar o continente. Ao fim do secular confronto, o Reino de Sinfia derrotou e extinguiu os roharis. Os elementares que eram seus aliados foram obrigados, pelos vencedores do confronto, a fugir para Dascre e se dividir em quatro grupos, cada um de acordo com as principais substâncias que os elementares controlavam. Assim quatro cidades foram criadas por toda Dascre. A Cidade do Fogo se situava na atual Terra do Fogo, sobre o Vulcão Negro; a Cidade da Água se localizava na Ilha da Cidade Afundada, ao sul das Ilhas da Chuva; a Cidade do Ar foi construída na planície Eterna, na Terra das Planícies e a Cidade da Terra se configurou na Cordilheira, na Terra das Montanhas.

   A chegada dos elementares não foi pacífica, mas os poderes mágicos e o conhecimento avançado em várias esferas, como medicina e engenharia, fizeram muitos nobres e reis se curvarem diante dos estrangeiros, tanto pelo medo de enfrentá-los quanto pela possibilidade de desenvolvimento para seus domínios. Dascre foi dividida em quatro grandes reinos, com as cidades elementares como suas capitais e os líderes de cada facção foram coroados seus governantes. Entretanto, nem todos os nobres aceitaram o domínio estrangeiro, o que culminou em uma grande revolta para decidir quem controlaria o continente. Os revoltosos, liderados por Norios Norav, ficaram conhecidos como insubmissos. Os dois exércitos travaram a batalha decisiva às margens do Rio Longo, um curso de água que divide as regiões Norte e a Terra do Fogo. A Aliança das Quatro Cidades, que possuía mais homens, derrotou os opositores e provocou a fuga de seus sobreviventes para o Norte. Derrotados e humilhados, os insubmissos foram além da Floresta Branca, com o objetivo de criar um reino livre e independente, cuja capital seria a Cidade de Gelo. Em seu novo lar, as famílias nobres e seus seguidores fizeram três juramentos perpétuos: nunca se ajoelhariam perante um rei, para mostrar que todos eram iguais; seus monarcas seriam escolhidos pelos nobres e não através da herança de sangue, para que todas as famílias compartilhassem o poder; e lutar contra aqueles que se submeteram ao poder dos elementares para sempre. Daquele dia em diante os insubmissos receberam a alcunha de nortistas.

   Após a vitória em Rio Longo, as Quatro Cidades e os nobres aliados repartiram o continente, deixaram apenas o Norte, que na época também contava com a Terra da Neve, sem domínio. Divididos, as facções trilharam seus caminhos separadamente, esquecendo a união que no passado existira. A paz perdurou por longas décadas, mas a ganância que crescia pouco a pouco no coração dos elementares levou as Quatro Cidades a uma guerra que mudaria a história de Dascre para sempre.

   A cobiça e a ganância moldaram os corações das novas gerações de elementares que não se viam mais como irmãos, mas como obstáculos para a dominação total de Dascre. As nobrezas locais também exerciam influência nas disputas entre os magos, essas desejavam adquirir novas terras e tesouros, ou a vingança contra antigos inimigos. Mesmo que estivessem dispostos a guerrear, os elementares não eram guerreiros, por isso precisavam que outros lutassem por eles. Com esse pensamento, os feiticeiros começaram a criar novas armas que ficariam conhecidas como dragões. As feras criadas a partir da junção do elemento de cada cidade com uma alma humana, moldaram criaturas que poderiam combater exércitos inteiros e destruir cidades sozinhas.

   O episódio que deu início à Grande Guerra aconteceu no "Casamento da União", onde Arlen Baum, vassalo da Cidade do Fogo, e Vasquia Tali, seguidora da Cidade do Ar, se casariam. A ideia das duas famílias era tentar estreitar as relações entre as cidades e evitar a guerra. Entretanto, a família Pinali, principal aliada dos elementares do Ar, tinha outros planos. Eduardo Pinali, durante as festividades, propôs um duelo com Artios Baum, irmão mais novo de Arlen, alegou que só queria divertir os convidados. Ao aceitar o desafio, o jovem acabou derrotado e humilhado pelo oponente, virando motivo de chacota entre os presentes. Sem aguentar a desonra, Artios atacou novamente o diamantino com a intenção de matá-lo, mas novamente foi vencido e acabou morrendo. Arlen não suportou ver o irmão morto e pediu que Eduardo fosse preso e executado, mas por agir em legítima defesa a família Pinali não aceitou o pedido. Revoltados com a perda, alguns membros da família Baum entraram em confronto com os diamantinos, como consequência vários nobres morreram, entre eles Elom Tali, irmão de Vasquia. Após a matança, e com a cerimônia arruinada, os Pinali declararam guerra aos Baum. A declaração de guerra foi acompanhada pela Cidade do Ar e com isso a Cidade do Fogo se juntou aos vassalos para defender seu território, estava iniciada a Grande Guerra.

   Com o decorrer do confronto as outras Cidades também entraram no combate, seus dragões eram usados nas batalhas. A guerra virou uma carnificina, os homens e as cidades eram destruídos pelas feras, que não encontravam dificuldades para a vitória. Os conflitos entre os animais criados pelos diferentes lados destruíam regiões inteiras. Várias famílias nobres foram extintas e cidades centenárias desapareceram. Mesmo após séculos de lutas, não parecia que o fim estava próximo. Nenhuma das Quatro Cidades tinha força para um ataque derradeiro contra os outros centros, e os nobres exaustos e temerosos se trancafiavam em suas cidades em busca de proteção e preservação de seu povo.

   Caberia a um dragão de fogo, conhecido como Brases, acabar com o confronto da maneira mais inimaginável possível. A fera, após mais uma vitória contra um dragão de água, se revoltou contra o elementar que o controlava, matando-o, algo que jamais acontecera. A Cidade do Fogo temendo que as outras Cidades descobrissem o ocorrido, enviou seis dragões para matar a criatura rebelde. Entretanto, os dragões ao encontrarem Brases foram persuadidos por este que eles eram a espécie superior, mais inteligentes e fortes que os humanos e, portanto, deveriam comandá-los. Com o intuito de libertar seus irmãos, Brases e seus aliados rumaram para a Cidade do Fogo. Embora algumas criaturas tenham se mantido fiéis aos elementares, a maioria atacou os mestres. Em poucas horas a Cidade do Fogo foi incendiada e todos os feiticeiros que lá viviam foram mortos. As notícias do que ocorrera se espalharam rápido e os demais dragões também se revoltaram. A Cidade da Água foi afundada. A Cidade da Terra foi aterrada. A Cidade do Ar foi vaporizada. Era o fim dos elementares, toda sua cultura agora desaparecera e a Era das Quatro Cidades findara, com criaturas que poderiam destruir tudo, livres para fazerem o que quisessem.

       

Mulher Final.png
bottom of page