top of page
Brasões-17.png

Família Sabelo

   A casa Sabelo surgiu na Era dos Guerreiros. O fundador da família foi Elo, "O Sábio", um brilhante estrategista que lutou ao lado do "Primeiro Rei" contra os roharis. Ao termino da guerra, Elo e seus aliados fundaram uma base na Cordilheira. O forte começou pequeno, no sopé da montanha, mas com o passar das gerações a cidade se expandiu por quase todo o conjunto de montanhas. Com inúmeros túneis que se interligavam, ela recebeu o nome de Rofler, irmão de Elo. O local em que Rofler foi construída, um caminho que ligava as regiões de Mountrum, Lemar e a Terra das Montanhas, faziam-na um importante entreposto comercial. Isso fez a família crescer rápido e forte, vindo a se tornar uma das mais ricas da região. Muitos guerreiros, que tinham perdido suas lideranças na guerra, optaram por seguir Elo, uma vez que o viam como um grande e justo líder. Assim, os militares tiveram muita força na casa, embora o intelecto de Elo fizesse com que a família não se tornasse uma casa voltada apenas para a guerra como os Juquilo, mas também para o comércio. Com a morte de Elo, seus seguidores adotaram o nome Sabelo, que unia o nome de seu líder com a alcunha que era conhecido.

   Rofler cresceu economicamente com o desenvolvimento do comércio e a descoberta de jazidas de ferro e outros minérios nas áreas em volta da Cordilheira, mesmo assim os descendentes de Elo não permitiram que a casa se tornasse mais propensa ao comércio, mantendo sempre o equilíbrio entre seus braços militar e comercial. Com esse sistema, os Sabelo se tornaram uma das famílias mais influentes e poderosas em Dascre. Com seu dinheiro, patrocinavam e controlavam diferentes empreendimentos, e com seus fortes exércitos garantiam a segurança da região e de seus aliados, além disso sua sede tinha a alcunha de “Fortaleza dos Deuses”, por ser considerada impenetrável. Essa força e fama fez com que os ferozes Juquilo, que haviam unificado quase toda a região, optassem por não travar uma guerra com os Sabelo. Assim, as duas famílias formaram uma aliança que permitiria a ambas governarem a Terra das Montanhas.

   O início da Era das Quatro Cidades não alterou tão profundamente Rofler quanto os outros centros urbanos. Seu sistema e a proximidade com a Cidade da Terra fizeram com que a cidade fosse pouco atacada durante a disputa, entretanto, o equilíbrio que havia entre os Sabelo e os Juquilo foi aos poucos deixando de existir. Os constantes confrontos e a derrota na Batalha das Três Feras, que culminou na morte de Marco VI Sabelo e seu filho mais velho, André Sabelo, fizeram a família perder grande parte de sua força e riqueza, enquanto os Juquilo tornarem-se a força militar mais forte da Terra das Montanhas. A Batalha da Montanha Vermelha foi outro golpe no espírito dos Sabelo. Pela primeira vez, após milhares de anos, sua cidade fora invadida e saqueada. O fim da Guerra das Quatro Cidades trouxe alívio para os Sabelo que puderam voltar a comercializar com outras regiões. Entretanto, o fim desse período também colocou Rofler como não mais uma aliada de Maror, mas como sua vassala.

   A submissão aos Juquilo não tornou Rofler mais fraca, pelo contrário, a proteção que seu suserano dava à cidade e suas defesas, quase perfeitas, faziam com que nenhum exército ousasse se aproximar de Rofler, mesmo os ataques de dragões eram raros naquela área. A estabilidade durou bastante para a sede dos Sabelo. Entretanto, com a invasão sinfia à Terra das Montanhas, os exércitos dos Sabelo se uniram as demais cidades montanhesas para impedir sua conquista, mas mesmo com essa forte união os sinfios conquistaram um terço da região, parando apenas as portas de Maror. A constante presença do inimigo fez Rofler concentrar suas forças militares na fronteira. Durante anos essa situação se manteve até a união entre o Império Accipiter, Lemar e a Terra das Montanhas, culminar na expulsão dos sinfios da região e a unificação dessas terras ao domínio dos Accipiters. A partir de então, Rofler manteria sua posição estável, embora não fosse mais considerada uma das principais cidades de Dascre, mas mesmo assim seria uma importante aliada para os Accipiters.

   Os Sabelo surgiram com força e durante um longo período foram considerados uma das famílias mais poderosas de Dascre. Com o passar das eras, a casa perdeu parte de sua influência e mesmo que possuísse grande poder esse era apenas uma sombra perto do que já fora. O brasão dos Sabelo é uma montanha vermelha com um elmo em cima, em fundo branco. A montanha vermelha remete à Cordilheira e o elmo à força militar da família. O fundo branco faz alusão à abertura da família que se coloca propensa ao comércio.

bottom of page