top of page

Roharis

   Os roharis foram uma das tribos mais antigas e de maior relevância na história das Terras do Sol. Sua origem data da Era dos Deuses, a primeira era da história deste continente. Nessa época os roharis viviam ao sul do continente, nas montanhas de Aluhari, e sobreviviam basicamente de trocas comerciais entre as tribos que moravam na região desértica e nas áreas das florestas. Essa posição estratégica serviu para o fortalecimento dos exércitos e defesas roharis, entretanto, este povo ainda não era uma nação expansionista. A mudança na história rohari começou com a ascensão ao trono de Ibraim Radahi, príncipe dos roharis. Sob seu comando os roharis iniciaram uma guerra que durou quinze anos, mas que culminou nas conquistas de todo o litoral oeste, além de partes centrais nas áreas desérticas. O fim da guerra apenas aconteceu devido a morte de Ibraim, mas dois anos depois seu filho Emir Radahi continuou a expansão e em apenas oito anos conquistou toda a área desértica das Terras do Sol e parte das florestas. A ascensão e as vitórias de Emir deram às Terras do Sol algo nunca antes visto, um domínio quase absoluto do continente e o início de uma nova era que seria conhecida como a Era dos Senhores das Montanhas que se estenderia por 800 anos e seria marcada pela hegemonia dos roharis nas Terras do Sol.

 

   A Era dos Senhores das Montanhas foi marcada pelo crescimento econômico do continente, através da criação de uma única moeda e do fim das guerras entre as diferentes tribos que marcaram a Era dos Deuses. Os roharis também instituíram um conjunto jurídico que funcionaria em todo o reino, além de promoverem diversas obras de infraestrutura que conectariam todo o continente e melhorariam as rotas de comércio. Entretanto, o Reino Rohari também era marcado pela forte repressão, muitas das tribos que resistiam ao comando dos roharis foram completamente escravizadas, além disso algumas que não haviam sido conquistadas eram obrigadas a pagar para que suas terras não fossem invadidas, através da venda de parte de sua população por um preço abaixo do normal.

   O início do fim da Era dos Senhores das Montanhas se deu após a derrota rohari em Dascre. O fracasso na campanha em Dascre foi extremamente custosa para o Reino Rohari, tanto em dinheiro quanto em homens. Aproveitando o momento, a província de Sut, localizada nas áreas florestais, iniciou uma revolta que culminou na sua independência e na morte do líder rohari Hassan Radahi e de seu filho mais velho Munir Radahi. Após a independência de Sut, os sinfios, uma das principais tribos das Terras do Sol viram a chance de se libertarem e assim uma longa guerra começou. Durante séculos os sinfios e seus aliados combateram os roharis e seus seguidores até a conquista de sua capital, Tahamir. A queda da cidade e os massacres puseram fim a tribo rohari e a Era dos Senhores das Montanhas.

   Os roharis seguiam a religião dos Senhores do Sol, embora permitissem que tribos conquistadas adorassem seus próprios deuses e não tentassem impor sua fé a outros povos, aceitavam que cada tribo tivesse seus próprios deuses. O sistema de sucessão ao trono era similar ao de Dascre, onde o filho mais velho era o primeiro na linha, entretanto, diferente de Dascre as mulheres não podiam fazer parte da sucessão e caso o líder não tivesse filhos, seus irmãos herdariam o trono.

   Os roharis foram fundamentais, tanto para as Terras do Sol, quanto para Dascre, criaram nesse lugar a estrutura que permitiria o Reino de Sinfia comandar o continente e no outro os ideais que moldariam a sociedade dascreana. A rivalidade que surgiria entre os dois continentes nasceu graças a invasão rohari.

bottom of page