Família Fevano
A casa Fevano surgiu na Era dos Reis. As constantes guerras travadas nessa era entre os reinos emergentes em Dascre fizeram surgir muitos guerreiros e cavaleiros famosos. Dentre eles, estava Vano, um soldado de Herin Cortacéu, um dos reis da Terra da Prata. Devido a riqueza da região, muitos mercenários e exércitos estrangeiros, além dos senhores locais, vinham lutar por ela, o que provocou sua divisão em vários pequenos reinos. Durante uma batalha entre as legiões de Herin contra soldados do Coveiro Negro, outro monarca da região, Herin acabou gravemente ferido e faleceu no confronto. Seus homens começaram a dispersar e a luta seria perdida, mas Vano liderando os Guerreiros de Fev, grupo mercenário criado há décadas por Fev, "O Invencível", conseguiu fazer um ataque direto à comitiva do líder oponente e matá-lo, o que acabou com a liderança em ambos os lados. Como Herin só possuía filhas e o Coveiro Negro tinha perdido seus sucessores na batalha, Vano com o apoio dos Guerreiros de Fev e outros cavaleiros se coroou senhor dos dois reinos e se casou com uma das órfãs do antigo monarca. A partir daquele dia, Vano seria chamado de Vano Fevano, "O Invencível", e na metade da Era dos Reis ergueria a casa Fevano.
O surgimento da nova casa não alterou muito a geopolítica da região. Embora as terras de Fevano fossem uma das maiores e mais férteis, as lutas continuariam pelos anos seguintes. Naquela época o Norte ainda não era tão povoado, possuía apenas poucas famílias nobres e colonos em suas terras. Aproveitando-se desse cenário um dos descendentes de Vano, Bóris Fevano, ordenou que uma fortaleza fosse construída perto da Floresta de Barok para que as terras ao redor fossem colonizadas. Essa cidade carregaria o nome do irmão do monarca e seria a sede da família após a Batalha de Rio Longo. Com a cidade de Frainer erguida, os Fevano dominaram as terras ao redor e se tornaram uma importante família no Norte e na Terra da Prata.
A chegada dos elementares em Dascre não foi bem vista pelos Fevano que consideravam os estrangeiros uma ameaça aos seus planos expansionistas e um possível aviso de uma invasão das Terras do Sol a Dascre. Juntando-se a outras famílias que compartilhavam desse temor, os Fevano lutaram na Batalha de Rio Longo, entretanto, suas forças foram derrotadas. Com seus exércitos enfraquecidos, os Fevano não puderam resistir a tomada de sua cidade pelos Katzen, aliados dos elementares. Frainer se tornou então a sede da família Fevano. Com o passar da Era das Quatro Cidades, o Norte se uniu para defender seu território. Os Fevano eram uma das principais casas da região devido a riqueza que traziam da Terra da Prata e o conhecimento que possuíam do Norte. Durante esse período e a Era dos Dragões, os Fevano foram a segunda família que mais usou a coroa de rei do Norte, ajudando a criar uma das regiões mais fortes e temidas de Dascre. Antes da conquista do Norte por Catarina Accipiter, os Fevano, junto aos Norav e os Tarkles foram os principais adversários dos Accipiters na independência da região. No entanto, após sua conquista, os Fevano se tornaram governadores da província para que usassem sua força e respeito perante as demais casas nortistas e evitassem uma guerra.
Os Fevano são uma das casas mais fortes em Dascre, embora muitos lordes os vejam como segunda classe ou como um inimigo a ser combatido, devido a Batalha de Rio Longo e o afastamento que a região viveu após esse episódio. O emblema dos Fevano, um rosto de um urso marrom em fundo branco, mostra a força e o terror da família diante dos adversários que só conseguem encará-los e não olham a seu redor.