Família Minfalo
A casa Minfalo surgiu na Era dos Guerreiros. A tribo de Minfalo habitava a Cordilheira e era famosa por fazer ataques na região e roubar comerciantes e viajantes. Devido a seu caráter isolacionista, a tribo de Minfalo não participou da guerra contra os roharis, entretanto, ela se envolveu em seu próprio confronto. Minfalo era o segundo filho do líder do clã, além de ser um hábil guerreiro que tinha o respeito e a confiança dos demais. De acordo com a lei de sua terra, o filho mais velho herdaria a liderança da tribo. Sem aceitar isso, Minfalo e outros guerreiros de sua confiança deram um golpe e depuseram seu pai. Minfalo, então, criou uma nova lei e ergueu uma casa com seu nome. Aqueles que se opuseram a ele foram executados. A ascensão de Minfalo não mudou o modo de vida da tribo que continuava como salteadores. Apenas no reinado de Raze Minfalo, neto de Minfalo, a situação mudou. Com a ascensão dos Sivalo na região, Raze fez um acordo com Mountrum Sivalo, ele ofereceu sua filha em casamento com o monarca e jurou lealdade a este. A união entre as duas casas foi de grande importância para a região, uma vez que as duas famílias mais fortes se uniram.
Durante o resto da Era dos Reis, os Minfalo serviram como uma tropa de elite e expedição. Usavam de estratégias de guerrilha contra os inimigos de seus reis e com isso ganhavam o apoio dos Sivalo na conquista de montanhas que compunham a Cordilheira. Entretanto, a cidade de Rofler, sentindo-se ameaçada com a expansão dos Minfalo, se uniu aos Juquilo e provocou uma humilhante derrota aos Minfalo e Sivalo que foram forçados a conter suas ambições na região de Mountrum.
A Guerra das Quatro Cidades quase provocou a ruína da casa Minfalo, devido à sua posição na fronteira dos territórios da Cidade da Terra com a Cidade do Fogo. Muitos ataques aconteceram em suas terras e, devido a seu modo de combate, baseado em ataques rápidos e curtos, Raze acabou por sofrer contundentes derrotas. O fim da guerra trouxe alívio para os Minfalo que tentaram reestruturar suas terras abandonando os sonhos expansionistas dos Sivalo. Com o passar do tempo, as duas casas se distanciaram. A ruptura total entre as duas famílias aconteceu quando os Accipiters invadiram Mountrum. Embora os Sivalo optassem por lutar e defender suas terras, os Minfalo, liderando as demais famílias da região, optaram por não lutar, o que isolou os Sivalo e forçou-os a aceitarem a rendição. A partir de então, as duas famílias ocupariam o mesmo território, mas possuiriam suas próprias áreas de influência dentro da região e objetivos diferentes.
A casa Minfalo surgiu de um confronto e durante a maior parte de sua história foi uma casa guerreira. Apenas após a Era das Quatro Cidades é que esse cenário mudaria. O brasão da casa Minfalo é um lobo cinza no alto de montanha branca em fundo azul. O lobo faz menção ao animal que mais lembra os Minfalo, andando sempre em matilhas e atacando em conjunto. A montanha branca remete à Cordilheira onde a família surgiu. Por fim, o fundo azul remete às pinturas que os guerreiros de Minfalo usavam durante as batalhas.