top of page
Brasões-12.png

Família Pinali

  A casa Pinali surgiu na Era dos Reis. Essa família é uma das mais diferentes de Dascre, sua origem não advém de um único homem ou de seus descendentes, mas de um grupo de pessoas. Conhecidos como os Pilares de Nali, este grupo descendia da divindade Bartial e era responsável pela defesa da cidade de Nali, no norte da Diamantina, sendo a primeira linha de defesa da região. Como uma forma de reconhecer os feitos e a lealdade de Bartial e seus descendentes, Vitor Rolios, rei das Terras Douradas(Sul e Diamantina), nomeou o líder dos Pilares de Nali, Dira, como nobre e ofereceu a ele terras. A partir daí surgiu a família Pinali.

   Com o passar de longos anos, os Pinali adquiriram mais terras, poder e aliados, os descendentes de Bartial agora se espalhavam por toda a atual região Diamantina, sendo a principal voz dos nobres locais que os viam como seus verdadeiros líderes. Enquanto isso, a família Rolios perdia aos poucos sua importância, com seguidas derrotas para os senhores das Terras das Planícies que resistiam à sua dominação. Com esse desequilíbrio de poder, Carlos Pinali cavalgou até a cidade de Rolios, sede do reino, para pedir a independência de suas terras, argumentando que as duas famílias permaneceriam aliadas, mas que a cidade de Dira não podia continuar sob a sombra de Rolios.. Tomando o pedido como uma grave ofensa, Paulo Rolios ordenou a execução de Carlos e exigiu que seus filhos devolvessem suas terras e seus bens para a coroa. Guilherme Pinali, filho mais velho do senhor de Dira, indignado com as ações do rei conclamou as famílias da Diamantina para uma revolta. No início a maioria dos nobres se mostrou relutante, mas Murilo Pinali, segundo filho de Carlos, após reunir seis cavaleiros consagrados da região e derrotar os enviados de Rolios mostrou que a vitória era possível. Sob sua liderança, as forças diamantinas seguiram para a capital do reino e derrotaram os exércitos fiéis ao rei. Entretanto, antes de chegar a seu objetivo, Murilo recebeu a mensagem de que Paulo havia sido assassinado e seus filhos reconheciam a independência da região. Guilherme Pinali foi então coroado primeiro rei da Diamantina e seu irmão junto com os seis cavaleiros iniciaram a Ordem das Joias da Coroa, responsáveis pela proteção do rei da Diamantina.

   Devido as incontáveis minas de diferentes minérios na região, os Pinali se tornaram a família mais rica de Dascre, e construíram um reino forte, poderoso e unido. Suas cidades se tornaram sinônimo de luxo e seus exércitos eram reconhecidos em todo o continente. Na Era das Quatro Cidades, os Pinali se tornaram um dos principais aliados da Cidade do Ar. Ramon II Pinali, foi um dos principais líderes desta era, alcançou diversas vitórias contra as cidades inimigas e fez o nome de sua casa e a força dos diamantinos serem conhecidas em todo o continente. Foi na Era das Quatro Cidades que os Pinali viveram seu auge, mas mesmo após seu fim esses continuaram como uma das principais forças de Dascre, guiando as demais casas diamantinas a uma era dourada sem fim. Nas Guerras de Unificação, mesmo após serem conquistados pelos Accipiters, foram tratados como iguais devido ao medo dos vencedores em encararem uma revolta. Essa importância fez dos Pinali a família que mais se sentou ao lado dos Accipiters no trono e acabou por faze-la ser considerada a segunda força do continente.

   O início de sua história foi humilde e servil, mas com o tempo os Pinali se tornaram uma das principais forças de Dascre. Seu brasão é uma coroa dourada sobre um cão negro em fundo verde. A coroa mostra a riqueza e o direito da família de governar, enquanto o cão negro era o símbolo dos Pilares de Nali por manterem-se de guarda na fronteira, mostrando a origem de casa, o fundo verde mostra as vastas florestas que circundam Dira e o norte da Diamantina.

bottom of page