Família Tabero
A casa Tabero surgiu na Era dos Reis. Antes de seu surgimento as pessoas que serviriam a essa família viviam isoladas em uma área conhecida como Floresta Negra. Conhecidos por sua extrema violência e inimizade com os estrangeiros, eles não lutaram ao lado do Primeiro Rei contra os roharis. Quando Iliria Niere e Etios Carton começaram a batalhar pela coroa da Terra das Florestas, essa tribo não fez alianças com qualquer um dos lados, atacaram ambos os grupos e tornaram a Floresta Negra um lugar temido pelos dois exércitos. Com a missão de acabar com esse inimigo, um guerreiro que servia a Iliria Niere foi até a região acompanhado de poucos guardas. Ao encontrar com os selvagens, o soldado fez uma aposta com o líder tribal que enviaria seus dez melhores combatentes. O militar lutaria contra todos, um por um. Caso vencesse, a tribo pararia com os ataques ao exército de Iliria, mas se perdesse, um mapa que mostrava os acampamentos de sua tropa na região lhe seria entregue. O líder da tribo, interessado em ter uma vantagem sobre seus inimigos, aceitou a oferta e assim a batalha começou. Durante todo o dia o soldado lutou e venceu os homens do chefe da tribo, ganhando pouco a pouco o respeito daqueles que assistiam aos combates. Cansado da humilhação, o chefe se colocou como o último oponente e enfrentou o estrangeiro. Mesmo ferido e cansado, o militar derrotou seu adversário e, como mandava a tradição daquele clã, o guerreiro mais forte se tornaria seu líder. Assim, o soldado se tornou o novo chefe daquela comunidade e deu origem à família homônima a seu nome, Tabero.
Com a missão concluída, Tabero e a tribo se tornaram importantes defensores do território de Iliria. Com o fim da guerra, Tabero foi ungido como senhor da Floresta Negra pela rainha Iliria Niere e foi de grande importância para que a tribo adotasse parte dos costumes das casas ilirianas. Os descendentes de Tabero ergueram Nefler, sede da casa, e construíram estradas e outras estruturas por toda a região, que mudaram a imagem sombria daquela área. Durante a Era dos Reis a família cresceu aos poucos, não despontaram como uma potência em Iliria, mas uma força a ser respeitada e temida, sendo de grande importância quando a invasão planare ameaçou a soberania dos ilirianos.
Durante a Era das Quatro Cidades, os Tabero seguiram seu rei e lutaram pela Cidade do Fogo. Nefler acabou por ser a principal posição de defesa e ataque contra as terras da Cidade do Ar. Por esse motivo, a família acabou por perder muitos de seus membros e riquezas, além de muitas de suas terras serem destruídos. Mesmo frente a esse cenário catastrófico, os Tabero continuariam como uma força respeitada em Iliria, embora seu poder não fosse mais o mesmo de outrora. Durante a guerra contra os Accipiters, os Tabero recuperaram parte de sua força e prestígio ao emboscar e destruir as legiões que invadiam a Floresta Negra, entretanto, isso não bastou para impedir a rendição iliriana e a anexação daquela terra ao Império Accipiter. Ainda assim, serviu para colocar os Tabero novamente no centro da política iliriana.
A família Tabero surgiu da forma que viveu, em um confronto. Durante toda sua história a casa ingressou em diversos combates que a enfraqueceram e em outros a fortaleceram. Embora suas ambições não sejam grandes, a Floresta Negra sempre seria um lugar a ser temido por inimigos e aliados. O brasão da casa Tabero é um homem vermelho em fundo negro. O homem remete ao próprio Tabero coberto de sangue, após se tornar líder da tribo e o fundo negro remete à floresta que cobre aquela área.