Família Torbun
A casa Torbun surgiu na Era dos Reis. Torbun era um dos guerreiros de Perios Niere, um dos principais líderes da atual Iliria. Após a queda do “Primeiro Rei”, Perios ao voltar para casa reuniu seus seguidores e iniciou uma campanha para unificar a Terra das Florestas(Iliria e Terra das Planícies). Entretanto, na primeira batalha contra Etios Carton, outro pretendente ao trono daquela área, Perios acabou gravemente ferido e faleceu logo depois. A queda do líder e a falta de um herdeiro masculino fizeram com que a maioria dos vassalos abandonassem a casa Niere e buscassem conquistas próprias. Torbun foi um desses desertores. Ele reuniu alguns homens e familiares e marchou para o centro da região onde seu filho Pirs fundou a cidade que abrigaria sua família. Após a fundação da vila, Torbun acabou doente e morreu. Em homenagem ao pai, seu filho iniciou a família que carregaria seu nome.
A Terra das Florestas vivia uma grande guerra naquele momento com Etios Carton e Iliria Niere que disputavam para ver quem seria coroado rei daquela terra. Pirs, então, cavalgou até Perclis, sede da casa Niere para uma reunião com Iliria, enquanto seu irmão viajou até a fortaleza de Brun para conversar com Etios Carton, para que os Torbun decidissem quem apoiariam. Ao se encontrar com Iliria, Pirs se apaixonou pela rainha, imediatamente jurou lealdade a ela e se desculpou por seu pai ter lhe abandonado. Com a aliança formada, os Torbun ingressaram nos exércitos de Niere e travaram várias batalhas com eles. Devido a cidade de Pirs se encontrar em um caminho que ligava a sede dos dois inimigos, ela passou a ser um ponto estratégico de grande importância, vindo a se tornar uma das principais e mais fortes fortalezas de Dascre. Após anos de combate, Etios Carton e Iliria Niere assinaram um pacto que dividia a Terra das Florestas em Terra das Planícies e Iliria, respectivamente, com cada um liderando seu reino. Ao fim do confronto, os Torbun saíram fortalecidos, sua cidade era praticamente impenetrável e seus familiares e aliados alguns dos melhores cavaleiros da região, com essa força Pirs e Iliria se casaram dando início a um forte reinado e com o passar dos anos a uma longa disputa com os domínios dos Rolios ao sul.
O casamento ajudou a aproximar as duas famílias e a destacá-las como principais forças da região. Entretanto, com o passar das gerações as dinastias se distanciaram até o ponto em que Roger Torbun se posicionou contrário a coroação de Aaron Niere, devido a sua mãe e ele serem acusados de envenenarem o antigo monarca. O novo rei exigiu uma retratação, mas Roger com o apoio de vários lordes da região não aceitou, declarando que em memória aos antigos líderes tiraria a coroa de Aaron. Com isso, uma nova guerra se iniciou. Roger apoiado pela maior parte da nobreza iliriana e Aaron que comandava as forças reais e os exércitos de seu tio, o rei da Terra das Planícies. A disputa perdurou por anos e por toda a Iliria. No fim, a sede dos Niere foi cercada e Aaron e sua mãe executados. Roger foi coroado rei de Iliria acabando com à guerra. Devido a morte da irmã e sobrinho, o rei das Terras da Planícies jurou se vingar dos Torbun, o que só aumentou a rixa já existente entre planares e ilirianos.
A partir do reinado dos Torbun, Iliria não vivenciou mais guerras civis ou rebeliões e se consolidou como um dos principais reinos de Dascre. Mesmo na Era das Quatro Cidades, Pirs se manteve intocável aos ataques dos mais diversos dragões e através de sua força e liderança ajudou a reerguer a região tão destroçada pela guerra. Apenas na Era dos Dragões é que os ilirianos vivenciariam uma ameaça que poderia vencê-los, quando os Accipiters conquistaram Iliria nas Guerras de Unificação, mesmo assim o poder dos Torbun era tamanho que os conquistadores tiveram de deixá-los no poder, tornando-os governadores de Iliria e transformando-os no aliado mais perigoso que o Império teria. A casa Torbun seguiria os Accipiters em suas demais guerras e, junto aos Pinali, os Tarred e os Juquilo, se tornaria parte da pirâmide que sustentaria os Accipiters no poder.
A história dos Torbun é marcada por diversos confrontos e por um amplo sentido de independência o que tornou a casa uma das mais fortes de Dascre. Seu brasão, um cavalo negro em fundo vermelho, representa um animal que cavalga livre pelas terras de Iliria e o fundo vermelho esboça o sangue e as mortes necessárias para a casa surgir.